11/09/2013

Ama-te & Arma-te


  Violência Contra as Mulheres não é um fenómeno novo, apesar de, só recentemente, com a inclusão dos movimentos feministas (anos 70), ter começado a ganhar visibilidade, ser denunciada, tendo-se tornado num problema digno de atenção.


  Devido aos dados alarmantes que todos os dias são relatados na comunicação social, surgiu a necessidade de construir um Projecto inovador nesta área e principalmente em Portugal, que abrange-se a área da Psicologia e a Defesa Pessoal.

Em 2012, surge o Projecto A(r)MA-TE, orientado principalmente para a Mulher, fornecendo-lhe ferramentas para que se possa defender em qualquer situação de risco (violência física, violência psicológica, violência sexual, etc).

O Projecto é constituído por 3 Psicólogas Criminais e Forenses (com formação nas áreas de Intervenção de Mulheres Vitimas de crime) e um Instrutor de Jeet Kun Do Concepts, Kali, Rapid Assault Tactics, Street Safe Program, Escapte to Gain, orientando os conceitos e estratégias de Defesa Pessoal.


Este projecto pretende articular com escolas e instituições ligadas à violência contra as mulheres, de modo a levar até à mulheres e às crianças/jovens uma experiência teórico-prática no sentido de possibilitar uma reflexão teórica sobre esta temática, mas também de estes obterem "ferramentas" que lhes permita saber como prevenir e/ou intervir perante uma situação de violência, quer ao nível da defesa pessoal quer ao nível psicológico e emocional.

Por outro lado pretende-se começar por levar esta experiência à rua, onde a defesa pessoal possa ser um importante impulsionador para prevenção de situações nesta problemática.


O Projecto A(r)MA-TE tem como Missão contribuir para a prevenção e intervenção da violência contra mulheres, promovendo competências pessoais, sociais e de defesa pessoal, uma vez que o panorama geral apresenta uma taxa elevada de violência contra as mulheres, nomeadamente violência doméstica.

Pensamos que este Programa surge como resposta inovadora dos serviços já existentes, tendo como mais valia a integração da defesa pessoal e dinâmicas no âmbito da psicologia de forma integrada, focando-nos no trabalho em grupo. Neste sentido, trabalhamos numa perspectiva de empoderamento das mulheres, não através de técnicas e dinâmicas formatadas mas através de conceitos, recursos e estratégias flexíveis que permitam ir ao encontro das necessidades físicas e psico-emocionais de cada mulher.

AMA-TE & ARMA-TE

Sem comentários:

Enviar um comentário